Notícias
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) comunica a suspensão temporária de seus sistemas operacionais entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026. A medida é fundamental para uma ampla transição tecnológica e para a adequação do estado às novas normas da CNH do Brasil. Durante o período, os atendimentos na sede, unidades do Super Fácil e Ciretrans estarão suspensos, com exceção exclusiva do programa Habilita Amapá.
As inscrições para o Habilita Amapá seguem mantidas até a próxima segunda-feira, 12 de janeiro. Para garantir o suporte aos cidadãos, o Detran-AP manterá atendimento presencial das 8h às 13h30, dedicado apenas aos candidatos que buscam ingressar no programa de gratuidade da CNH.
A paralisação é necessária para a migração total da infraestrutura de TI para o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). Além disso, o órgão implementará as atualizações exigidas pela Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esta mudança garante que o sistema amapaense esteja em total conformidade com as novas regras federais, proporcionando mais segurança jurídica e técnica aos condutores.

Durante os 5 dias de suspensão, não haverá disponibilidade para consultas, emissões de documentos ou processamentos de serviços de veículos e habilitação. A interrupção total é uma cautela técnica para a execução de testes de integridade e validações de segurança, assegurando que, no retorno das atividades, os dados dos usuários estejam protegidos e o sistema opere sem instabilidades.
O Detran-AP destaca que o principal benefício desta ação é a modernização do serviço público. Com a migração para o Prodap, o cidadão contará com um sistema mais veloz e menos suscetível a quedas. A atualização normativa também prepara o estado para as novas funcionalidades da CNH, elevando o padrão de atendimento e a confiabilidade das informações processadas pela autarquia.
A autarquia ressalta que a medida foi planejada de forma preventiva para evitar transtornos prolongados. O objetivo final é entregar à população amapaense um sistema de trânsito digitalmente robusto, eficiente e totalmente alinhado aos padrões nacionais de tecnologia da informação.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) anunciou a prorrogação das inscrições para o programa ‘Habilita Amapá’. Os interessados em participar agora têm até a próxima segunda-feira, 12 de janeiro, para efetuar o cadastro. A inscrição deve ser realizada prioritariamente de forma online, através do site oficial do órgão. A plataforma permanecerá aberta para todos os candidatos até o novo prazo estipulado.
Inscrições presenciais
Para atender aos cidadãos que encontraram dificuldades no processo digital, o Detran está disponibilizando o atendimento presencial exclusivo para inscrições. O serviço ocorrerá na sede do próprio órgão, no período da tarde, das 13h30 às 17h, até o dia 12 de janeiro.
A medida tem como objetivo garantir o acesso ao programa e auxiliar aqueles que ainda não conseguiram concluir a inscrição pela internet. O candidato deve comparecer ao Detran a partir das 13h30, munido da documentação exigida.
Além da sede em Macapá, o atendimento também será realizado nas unidades Ciretran (Circunscrições Regionais de Trânsito) no período da manhã. A medida visa auxiliar a população a garantir sua inscrição no programa, que oferece 10 mil oportunidades gratuitas para a primeira CNH no estado.
Locais de atendimento presencial:
- Sede do Detran Amapá (Macapá): Rua Tancredo Neves, nº 217, bairro São Lázaro. (13h30 às 17h)
- Ciretrans: (7h30 às 13h30)
- Ciretran Santana
- Ciretran Amapá
- Ciretran Laranjal do Jari
- Ciretran Oiapoque
- Ciretran Porto Grande
- Ciretran Tartarugalzinho
- Ciretran Laranjal do Jari
A orientação do Detran é para que os cidadãos utilizem a via online sempre que possível, reservando o atendimento presencial apenas para os casos que necessitem de suporte.
Atenção ao requisito do CadÚnico
Um ponto de extrema importância para a validação da inscrição, conforme estabelecido no item 3.3 do edital do programa, refere-se ao CadÚnico. Serão aceitos apenas os cadastros no CadÚnico do Estado do Amapá que estiverem devidamente atualizados e vigentes até o mês de novembro de 2025. Os candidatos devem verificar com antecedência a situação de seu cadastro.
Documentação necessária para inscrição
Para agilizar o processo, os candidatos devem preparar com antecedência todos os documentos, que devem ser digitalizados no formato PDF. Confira a lista completa.
- RG ou documento oficial com foto;
- CPF;
- Comprovante atualizado do CadÚnico (atendendo ao critério de vigência descrito acima);
- Certidão Negativa de Antecedentes Criminais (do TJAP e da TRF1);
- Certidão de quitação eleitoral;
- Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
- Comprovante de residência válido (se for em nome de terceiros, deve ser acompanhado da declaração de residência).
Documentos complementares (se aplicável ao candidato):
- Autodeclaração étnico-racial;
- Declaração de pertencimento indígena;
- Laudo médico, para pessoa com deficiência;
- Declaração de residência;
- Documento comprobatório referente à violência sofrida nos últimos 5 anos, para mulheres vítimas de violência doméstica.
Documento exclusivo para o subprograma Jovem Motora:
- Certificado ou declaração de conclusão do ensino médio (item dispensado para candidatos indígenas).
A recomendação do Detran é que os interessados verifiquem a lista e a vigência do CadÚnico, reúnam os documentos com antecedência e realizem a inscrição dentro do novo prazo para evitar qualquer impedimento.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) anuncia que irá trabalhar os ajustes em seus sistemas internos para implementar as mudanças previstas na Resolução do Contran nº 1.020, publicada no Diário Oficial da União em 9 de dezembro de 2025. As novas regras representam a maior transformação no processo de habilitação dos últimos anos, com alterações profundas na validade, sequência e carga horária da formação.
A implementação local depende da regulamentação operacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), conforme previsto na própria resolução. Até o momento, os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continuam sendo prestados da mesma forma. O órgão amapaense busca trabalhar em alinhamento com a Senatran para colocar as mudanças em prática no estado.
Principais alterações em implementação
As mudanças a serem implementadas pelo Detran-AP incluem:
- Fim do prazo de validade: O processo de primeira habilitação deixa de ter o prazo de conclusão de 12 meses;
- Cursos teóricos on-line: Expansão da oferta do curso teórico, incluindo modalidade EAD pela plataforma governamental “CNH do Brasil”;
- Flexibilidade nas etapas: O candidato poderá realizar o curso teórico online e as aulas práticas com instrutor autônomo credenciado, além de iniciar o teórico antes dos exames médico e psicotécnico;
- Redução drástica da carga horária: Eliminação da exigência de 45 horas-aula para o curso teórico e redução das aulas práticas obrigatórias de 20 para apenas 2 horas;
- Uso de veículo próprio: Permissão para usar carro particular nas aulas e provas, mediante identificação e acompanhamento de instrutor autorizado;
- Renovação automática: Criação de mecanismo para renovação automática da CNH para motoristas sem infrações no ano anterior ao vencimento.
Próximos passos e orientações
O Detran Amapá reforça que a obrigatoriedade dos exames médico, psicotécnico, prova teórica e prova prática de direção permanece como base para a concessão da CNH. A previsão é de que as provas teóricas e práticas sejam padronizadas em todo o país.
O Departamento orienta os candidatos a acompanharem o site oficial do órgão (www.detran.ap.gov.br) para informações específicas sobre como e quando as mudanças entrarão em vigor no estado. A agência mantém ainda canais de atendimento via WhatsApp para tirar dúvidas da população.
Para profissionais do setor, o Detran-AP, por meio de sua Escola Pública de Trânsito (EPT), segue oferecendo cursos de capacitação para instrutores, diretores de ensino e outros agentes do sistema, preparando-os para o novo modelo. A EPT está localizada na Rua Tancredo Neves, 217, no bairro São Lázaro, em Macapá.
O programa “Habilita Amapá” acaba de ser lançado pelo governador Clécio Luís, com inscrições de 22 de dezembro a 6 de janeiro, e tem como objetivo facilitar o acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a população de baixa renda. Dentro dele, existem dois subprogramas direcionados a públicos distintos: o “Tucuju Habilitado”, de alcance mais amplo, e o “Jovem Motora”, com foco em uma faixa etária específica e exigência de escolaridade.
Conforme o edital, o candidato poderá realizar apenas uma inscrição por edição dos subprogramas. A primeira inscrição enviada será a única válida, ainda que outra seja eventualmente realizada. Não haverá possibilidade de retificação após o envio, devendo o candidato ler atentamente todos os termos antes de finalizar sua inscrição.
Ambos compartilham uma base comum de requisitos obrigatórios, mas o “Jovem Motora” possui critérios adicionais. A participação em qualquer um dos dois está vedada a quem já cometeu crime na condução de veículo (com sentença transitada em julgado), possui processo de habilitação em andamento ou teve a CNH cassada ou suspensa.
Requisitos comuns: a base para os dois subprogramas
Para se candidatar a qualquer uma das modalidades, o interessado deve atender a uma série de exigências listadas no edital. São elas:
- Ser penalmente imputável.
- Saber ler e escrever.
- Estar inscrito e com cadastro válido e atualizado até novembro de 2025 no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o município coincidindo com o informado na inscrição.
- Residir no Amapá há, no mínimo, dois anos, comprovado por título eleitoral.
- Não ter sofrido condenações judiciais por infrações de trânsito nos últimos cinco anos.
- Possuir RG (ou documento oficial com foto) e CPF.
- Apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Tribunal de Justiça do Amapá e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
- Não possuir um Renach aberto para tirar a Permissão para Dirigir (PPD) nas categorias A ou B, ou para adição/mudança de categoria.
- Estar quite com a Justiça Eleitoral.
- O candidato é integralmente responsável pela veracidade de todas as informações prestadas.
Subprograma Tucuju Habilitado: o público geral
O subprograma “Tucuju Habilitado” é a porta de entrada principal. Para participar, o candidato precisa atender a todos os requisitos comuns listados acima, sem exceção. É voltado para o público adulto que se enquadra nos critérios socioeconômicos do CadÚnico, mas sem exigência do ensino médio completo, basta saber ler e escrever, e se enquadrar nos requisitos.
Subprograma Jovem Motora: foco na juventude e escolaridade
O subprograma “Jovem Motora” é mais específico. Para se inscrever, além de cumprir todos os requisitos do “Tucuju Habilitado” e as vedações comuns, o candidato deve atender a duas regras adicionais:
- Ter idade entre 18 e 29 anos.
- Possuir ensino médio completo, comprovado por certificado ou declaração emitida pela Secretaria de Educação do Amapá ou instituição equivalente.
Dispensa especial para candidatos indígenas
O edital estabelece uma importante flexibilidade para candidatos indígenas ao “Jovem Motora”. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas por indígenas para a obtenção de certificados de conclusão do ensino médio, especialmente em áreas remotas e devido às barreiras culturais e geográficas, o programa dispensa a exigência de comprovação de escolaridade de nível médio para este grupo.
A medida, conforme o texto, visa garantir a igualdade de oportunidades aos candidatos indígenas, reconhecendo as particularidades de seu contexto socioeconômico e cultural e eliminando uma barreira desproporcional ao acesso ao Programa ‘Habilita Amapá’”.
Em resumo, o “Habilita Amapá” estrutura-se em dois eixos: um geral (Tucuju Habilitado) e outro direcionado a jovens com maior escolaridade (Jovem Motora), este último com uma adaptação importante para assegurar o acesso da população indígena. A atenção aos prazos de atualização do CadÚnico e ao cumprimento integral de todos os requisitos é fundamental para uma inscrição válida.
Inscrições
O período de inscrições será de 22 dezembro a 06 de janeiro, somente pela internet, no portal.detran.ap.gov.br, link de acesso que será disponibilizado pelo site detran.ap.gov.br. No ato da inscrição, o candidato aos subprogramas Tucuju Habilitado ou Jovem Motora deverá indicar em qual subprograma pretende se inscrever.
O governador Clécio Luís lançou na manhã desta quarta-feira, 10, o edital do programa ‘Habilita Amapá’, programa inédito que irá oferecer o processo da primeira habilitação de forma gratuita para 10 mil beneficiários nos 16 municípios do estado. O evento de abertura reuniu autoridades, representantes de instituições de ensino, clínicas médicas e psicológicas e grupos sociais que serão beneficiados com a política pública.
O programa garante a isenção total de custos no processo da primeira Carteira Nacional de Habilitação na categoria A ou B para os beneficiários, incluindo emissão da primeira via da CNH, cursos teóricos e práticos, exames médicos e psicológicos, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) e até duas oportunidades gratuitas de reexame em caso de reprovação. O programa será executado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP).
Entenda os subprogramas Tucuju Habilitado e Jovem Motora
- Serão 5 mil oportunidades no eixo ‘Tucuju Habilitado’, voltado para a população a partir de 18 anos, economicamente ativa e de baixa renda, sem limite de idade e sem exigência de ensino médio.
- Outras 5 mil vagas estarão disponíveis no eixo ‘Jovem Motora’, voltado para jovens de 18 a 29 anos, com exigência do certificado de ensino médio completo.
Conforme o edital, o candidato poderá realizar apenas uma inscrição por edição dos subprogramas. A primeira inscrição enviada será a única válida, ainda que outra seja eventualmente realizada. Não haverá possibilidade de retificação após o envio, devendo o candidato ler atentamente todos os termos antes de finalizar sua inscrição.
Inscrições
As inscrições serão de 22 de dezembro a 6 de janeiro, exclusivamente pela internet, no portal.detran.ap.gov.br, link de acesso que será disponibilizado pelo site detran.ap.gov.br. No ato da inscrição, o candidato aos subprogramas ‘Tucuju Habilitado’ ou ‘Jovem Motora’, deverá:
- Indicar em qual subprograma pretende se inscrever.
- Declarar que atende aos requisitos previstos neste edital, em consonância com os artigos 5º ou 8º da Lei Estadual nº 3.147, de dezembro de 2024;
- Deverão ser informados, obrigatoriamente, os seguintes dados do(a) candidato(a):
- Nome completo;
- Número da Carteira de Identidade;
- Número de Inscrição Social (NIS);
- Município de domicílio, que deverá coincidir com aquele constante no CadÚnico;
- Número do CPF;
- Data de nascimento;
- Número de telefone para contato;
- Endereço de e-mail.
Resultado da seleção e matrícula
A relação final dos selecionados será disponibilizada por meio eletrônico, através do site www.detran.ap.gov.br e no Diário Oficial do Estado do Amapá, conforme cronograma no Anexo I do Edital.
O Detran Amapá alerta a toda a população interessada que não deixe de ler o edital na íntegra.. A leitura completa e atenta é muito importante para que os candidatos possam se informar detalhadamente sobre todas as normas, etapas, prazos e requisitos do programa como um todo, garantindo uma inscrição válida e evitando qualquer imprevisto.
Critérios de seleção
A seleção dos candidatos será feita com base nas informações constantes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para fins de classificação e desempate, serão observados, sucessivamente, os seguintes critérios: menor renda per capita, maior número de integrantes no núcleo familiar, inexistência de vínculo empregatício e, por fim, a data e o horário da inscrição.
Serão reservadas 5% das vagas para cada um dos seguintes grupos: mulheres (com prioridade para vítimas de violência doméstica), pessoas indígenas, pessoas pardas e pretas, pessoas com deficiência e moradores de conjuntos habitacionais de interesse social.
O Governo do Estado dá mais um passo para, nas próximas semanas, lançar o programa Habilita Amapá, iniciativa inédita no estado que irá beneficiar, por ano, até dez mil pessoas de 18 a 65 anos com a gratuidade no processo da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) publicou o edital de chamamento público Nº 001/2025, destinado à convocação de Centros de Formação de Condutores, Empresas de Monitoramento de Aulas Teóricas e Práticas e Empresas Especializadas na Prestação de Serviços de Exame de Aptidão Física e Mental e de Avaliação Psicológica, devidamente credenciadas, para adesão ao programa social.
O instrumento convocatório e seus anexos também encontram-se disponíveis para conhecimento e retirada no Diário Oficial do Estado.
O chamamento público tem por objeto a adesão de empresas especializadas para execução de atividades relacionadas à Formação de Condutores dentro do programa, compreendendo os seguintes serviços:
- Curso Teórico-Técnico;
- Curso de Prática de Direção Veicular;
- Serviço de Monitoramento, Telemetria e apoio Logístico para Exame Prático de Direção Veicular;
- Serviço de Monitoramento de Aulas Teóricas e Práticas;
- Exames de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica.
Das especificações técnicas e quantidades:
- Contratação de CFCs:
As contratações destinam-se à prestação completa dos serviços de formação, devendo as empresas possuir infraestrutura adequada, veículos de aprendizagem em conformidade, salas de aula, material didático e corpo técnico com credenciamento ativo no Detran-AP. Os cursos e exames deverão respeitar a estrutura curricular, carga horária e demais especificações previstas no Conselho Nacional de Trânsito.
- Contratação de empresa de monitoramento de aulas
O objeto inclui contratação de empresa especializada para acompanhamento, controle, validação e relatório das atividades pedagógicas ministradas pelos CFCs, por meio de sistemas tecnológicos homologados pelo Detran-AP.
O monitoramento deverá contemplar validação biométrica de frequência, controle eletrônico de carga horária e localização das aulas, gravação/registro de imagens, relatório de aulas contendo dados de localização e georreferenciamento, comprobatório quando requisitado, emissão de relatórios periódicos de conformidade e integração com as bases do Detran-AP.
- Contratação de clínicas médicas e psicológicas
As clínicas deverão dispor de infraestrutura, corpo técnico e equipamentos compatíveis com a realização dos Exames de Aptidão Física e Mental e Avaliações Psicológicas, conforme Resolução Contran nº 927/2022. Os serviços médicos e psicológicos serão realizados por profissionais registrados no CRM e CRP, respectivamente, com comprovação de capacitação/qualificação em Medicina do Trânsito/Psicologia do Trânsito.
- Da participação e habilitação
Poderão participar do Programa empresas (CFCs, empresas de monitoramento e clínicas) que: estejam credenciadas e ativas junto ao Detran/AP; possuam Portaria de Credenciamento vigente e documentação válida e regular; mantenham regularidade fiscal, trabalhista e cadastral. Não poderão participar, direta ou indiretamente, aqueles que se enquadrem nas vedações do art. 14 da Lei nº 14.133/2021.
- Da manifestação de interesse
Os interessados deverão encaminhar exclusivamente para o e-mail ccred.habilitaap@detran.ap.gov.br o Termo de Adesão (Anexo I) e a Portaria de Credenciamento vigente, em formato PDF. No campo assunto do e-mail deverá constar: “Nome da Empresa — CNPJ — Programa Habilita Amapá”. Todas as especificações do objeto vinculam o interessado; no valor proposto deverão estar incluídos todos os custos operacionais, tributos, encargos trabalhistas e demais despesas necessárias à execução do objeto. A apresentação do Termo de Adesão implica obrigação de execução nas quantidades e qualidades necessárias à perfeita execução contratual.
- Informações adicionais
Mais informações e esclarecimentos poderão ser prestados pela Comissão do Programa, no Departamento Estadual de Trânsito, situado à Rua Tancredo Neves, nº 217, bairro São Lázaro, em Macapá, e pelo e-mail ccred.habilitaap@detran.ap.gov.br.
Menos de um mês após o segundo leilão de veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), os arrematantes já iniciaram a etapa de retirada dos automóveis. De acordo com a Comissão de Leilão, 13 dos 147 lotes arrematados no dia 30 de setembro já foram liberados.
O leilão contou com a participação de pessoas físicas e jurídicas, que adquiriram carros recuperáveis para circulação e também sucatas, modalidade exclusiva para empresas. Entre os novos proprietários está o vendedor Vinicius Costa de Azevedo, de 23 anos, que arrematou um Chevrolet Classic. Ele elogiou o atendimento rápido durante o processo de retirada do veículo, e explicou a escolha pelo modelo.

“Escolhi o Classic por ser um carro de manutenção fácil, com peças acessíveis. Agora, o plano é colocar ele para funcionar. Aproveito a oportunidade para elogiar a rapidez com que a equipe do Detran está liberando os veículos, com um atendimento super atencioso. Agora é ajeitar o que precisa ser consertado, e colocar meu carro novo para circular”, disse o vendedor.
Já o estudante Eduardo Francisco, de 20 anos, também aproveitou a oportunidade e garantiu dois veículos, um Ford Ka e um Fiesta Sedan. Ele já tem planos definidos para ambos.
“Um dos carros vou ajeitar para vender e conseguir um lucro. O outro vou dar uma boa arrumada para usar como meu transporte próprio”, disse Eduardo.

O diretor-presidente do Detran-AP, Cel. Edvaldo Mafra, ressalta que o impacto do leilão vai além da desocupação dos pátios e da oportunidade de aquisição de um veículo. Ele explica que a iniciativa movimenta toda uma cadeia econômica local.
“Os veículos de leilão, quando saem dos pátios, ainda precisam da manutenção necessária para se regularizar junto ao órgão. Eles movimentam oficinas, mecânicos, funilarias, lojas de autopeças e uma série de outros profissionais. É um ciclo virtuoso: o cidadão consegue um carro a um preço acessível e fomenta o comércio e a geração de renda no estado”, destacou Mafra.

Desde o início da atual gestão, o Detran Amapá já realizou quatro leilões de veículos, inovando com a modalidade on-line. A ação faz parte da estratégia do Governo do Amapá, sob orientação do governador Clécio Luís, de desocupar os pátios do Detran e reinserir os veículos à circulação, gerando oportunidades para quem precisa de um automóvel a um custo reduzido.

Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços e otimizar o atendimento ao cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) disponibilizou novos números de telefone para contato direto com setores estratégicos. A iniciativa visa agilizar a resolução de demandas relacionadas a veículos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e exames teóricos e práticos.
Coordenadoria de Veículos
Para atendimentos relacionados a veículos, a Coordenadoria de Veículos está disponível no número (96) 98432-6611. O setor é responsável por questões envolvendo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Pelo canal, poderão ser resolvidas as seguintes demandas:
- Bloqueio e desbloqueio administrativo;
- Alteração de dados cadastrais;
Placa avulsa; - Inclusão, troca e baixa de alienação;
- Emissão de licenciamento e outras taxas.
Coordenadoria de condutores
Já a Coordenadoria de Condutores oferece suporte para assuntos ligados à CNH, como emissão, renovação e alteração de dados. O contato é (96) 98433-9114. O setor gerencia o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sistema que centraliza informações sobre a vida funcional do condutor, incluindo pontuação, suspensões e processos administrativos.
Confira quais serviços podem ser acessados pelo canal:
- Abertura de processos (renovação, 2ª via, alteração de dados);
- Solicitação de nada consta;
- Cancelamento de processo;
- Desistência de categoria;
- Transferência de autoescola;
- Consulta de pontuação;
- Segunda via de Renach.
Núcleo de provas teóricas e práticas
Quem precisa tratar de agendamentos ou verificar situações de provas pode entrar em contato com o Núcleo de Exames Teóricos e Práticos pelo número (96) 98425-6630. O setor é responsável pelos seguintes atendimentos por telefone:
- Marcação de exame prático e teórico;
- Emissão de taxa dos exames;
- Recursos de prova;
- Emissão de cópia de prova teórica para atualização, reciclagem e cursos;
- Solicitação para banca PCD (Banca especial);
- Marcação de exame prático e teórico para pessoas com necessidades especiais.
A medida reforça o compromisso do Detran-AP em ampliar e diversificar os canais de comunicação com a população, oferecendo mais uma alternativa para atendimentos rápidos e direcionados. A expectativa é que os novos números contribuam para reduzir filas, agilizar atendimentos e aproximar ainda mais o cidadão dos serviços prestados pelo órgão.



