Notícias

segunda-feira, 30 de junho de 2025
às 08:58

Detran Amapá leva conscientização e serviços ao Arraiá do Povo 2025, na Zona Norte de Macapá

Evento acontece até 2 de julho no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, no bairro São Lázaro.

Vithória Cristina Borges Barreto

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) marca presença no Arraiá do Povo 2025 ao longo de seis noites, até 2 de julho, na Cidade Junina montada no Corpo de Bombeiros Militar da Zona Norte, em Macapá. Com um estande estratégico na entrada do evento, o órgão oferece atividades interativas para adultos e crianças, reforçando a importância da segurança no trânsito.

Entre as atrações, o desafio dos óculos simuladores de embriaguez, coordenado pela Operação Lei Seca, chamou a atenção do público. Os participantes experimentaram as dificuldades de coordenação motora e percepção causadas pelo consumo de álcool, simulando situações de risco no trânsito. 

Edmar Ribeiro, um dos visitantes, participou do desafio e deixou sua impressão sobre a brincadeira.

“A experiência foi surreal, você perde totalmente o equilíbrio e a noção de distância. Isso mostra como é perigoso beber e dirigir. A mensagem que fica é: se for beber, não dirija. Chame um amigo, pegue um táxi, mas preserve a sua vida e a dos outros”, disse Ribeiro.

Já as crianças se divertiram com a pequena Trilha do Trânsito, aprendendo noções básicas de sinalização e, ao final, ganharam brindes educativos da Escola Pública de Trânsito (EPT). 

O diretor-presidente interino do Detran Amapá, Emmanuel Dante, destacou a importância da ação integrada ao evento cultural:

“O Governo do Amapá tem um compromisso com a vida, e levar educação para o trânsito a um evento como o Arraiá do Povo é essencial. Aqui, as famílias se divertem, mas também aprendem sobre responsabilidade, seja como pedestres ou condutores. Essa é uma forma de reduzir acidentes e construir um trânsito mais seguro”, destacou Dante.

Conscientização e inclusão

Além das atividades lúdicas, o espaço do Detran-AP também está tirando dúvidas sobre a inclusão do nome social na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um serviço em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. O atendimento especializado orienta sobre os documentos necessários e o processo para garantir o direito à identidade de gênero no documento. 

O estande funciona durante todos os dias do Arraiá do Povo, das 19h às 21h, com ações educativas, distribuição de materiais informativos e serviços de cidadania. A iniciativa reforça o compromisso do órgão em unir festividade e segurança, levando conscientização de forma dinâmica e acessível a todos os amapaenses.

Compartilhe:
Pular para o conteúdo