Como parte das fiscalizações de combate à combinação de álcool e direção, a Operação Lei Seca, do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), realizou 486 abordagens durante o Carnaguari 2025, um dos maiores festivais do estado, que movimentou milhares de pessoas em Ferreira Gomes, entre os dias 1º e 3 de agosto.
Graças à atuação preventiva da Operação Lei Seca, não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas durante os três dias de festival.
As ações foram concentradas na Avenida Costa e Silva, principal via de acesso ao evento, e tiveram como objetivo garantir a segurança viária e coibir infrações relacionadas à condução sob efeito de álcool.

A operação também identificou outras infrações, sendo: quatro motoristas dirigindo sem CNH, três com CNH vencida, sete veículos com licenciamento irregular e quatro veículos recolhidos, sendo um automóvel e três motocicletas. No total, 34 motoristas foram autuados.
Segundo a agente Gabriella Silva, a ação é fundamental para reduzir os sinistros de trânsito durante o festival, mantendo a tradição do Carnaguari como um evento seguro e organizado.
“Além da função repressiva, nosso trabalho tem caráter educativo. A Operação Lei Seca busca conscientizar os motoristas sobre os riscos de misturar álcool e direção, especialmente em eventos com grande concentração de pessoas”, destacou a agente.
A operação seguirá com fiscalizações semelhantes em todos os grandes eventos do calendário estadual, reforçando o compromisso com a segurança no trânsito.







